Presidente disse que desvalorização não é problema 'só do Brasil'. Se importação 'incomodar', ele afirmou que poderá 'tomar medidas'.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (20) que o governo tomará todas as "medidas necessárias" para conter a valorização do real frente ao dólar. Na última terça (18), o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou a elevação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 4% para 6% para aplicação estrangeira em renda fixa.
"É muito importante saber que, quando eu entrei no governo, a gente tinha US$ 16 bilhões de reserva e ainda US$ 30 bilhões emprestados no FMI [...]. Por isso que nós aumentamos o IOF. Foi correta a medida do ministro Guido Mantega, como nós tomaremos tantas medidas quanto necessárias para que o real não se valorize muito em relação ao dólar", afirmou, após reunião com dirigentes da Mitsubishi.
O presidente destacou que a desvalorização da moeda norte-americana é um problema enfrentado pela maioria dos países.
"É importante lembrar que o problema não é do Brasil, o problema é que todas as moedas do mundo estão se valorizando diante do dólar, porque os Estados Unidos precisam encontrar uma forma de recuperar a economia", disse. Segundo ele, o Brasil poderia "ensinar" as nações desenvolvidas a sair da crise.
Nenhum comentário:
Postar um comentário