Município participa com 50% da produção do Paraná. Os viticultores de Marialva iniciaram a colheita da safra de inverno 2011 de uva fina de mesa. A expectativa é de que sejam colhidas cerca de 22,5 mil toneladas da fruta durante os próximos três meses. O município participa com 50% da produção de uva fina do Paraná.
As principais variedades cultivadas são Itália, Rubi, Benitaka e Brasil. No início da safra a comercialização está girando em torna de R$ 2,70 o quilo do produto. Segundo levantamentos, a produtividade média é de 15.000 kg por hectare.
De acordo com o Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, Valdinei Cazelato, no início do ano ocorreu muita chuva, mas agora com a normalidade nas precipitações atmosféricas a uva atingiu uma excelente qualidade, as bagas e a coloração estão uniformes e o teor de doçura é ideal. “As condições climáticas favoreceram para o bom desenvolvimento dos frutos”, afirmou. O cultivo da uva fina em Marialva teve início na década de 60 com apenas um hectare cultivado pelas famílias Yamanaka e Wakita. Hoje o município tem 1,5 mil hectares em produção, envolvendo 850 propriedades e 1.100 famílias, entre proprietários e parceiros agrícolas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário