terça-feira, 31 de agosto de 2010

Concentração de riqueza na região Norte atrasa crescimento de cidades pequenas

A prosperidade regional está circunscrita a Londrina e Maringá. A integração dessas duas cidades e dos municípios pequenos é a chave para expandir o desenvolvimento

As donas de casa Edna Mendonça Lima, 53 anos, e Cleusa Viana Pires, 30 anos, não se conhecem. Moram em cidades diferentes, têm cotidianos diversos e expectativas de futuro distintas. Aos domingos, porém, as duas são mais felizes. Edna gosta de oferecer o tradicional almoço e reunir os filhos e parentes em Sabáudia, cidade de 5 mil habitantes entre Maringá e Londrina. Já Cleusa tem o marido mais tempo em casa, descansando da cansativa rotina de servente de pedreiro. No domingo ele pega no violão, o que a faz esquecer um pouco a pobreza que cerca a família em Londrina.
A importância dos fins de semana para as duas donas de casa é o reflexo da divisão econômica da Região Norte do estado, que concentra a população, a riqueza e o desenvolvimento – bem como os problemas típicos dos grandes centros – em duas cidades: Londrina e Ma­­ringá. Essa divisão acaba afogando o potencial dos pequenos municípios, que veem a população jovem migrar atrás de oportunidades e têm dificuldades para atrair investimentos. Edna só tem a família reunida nos domingos, pois as oportunidades de trabalho e estudo são escassas em Sabáudia. Já Cleusa procura esquecer o futuro incerto: a pobreza acaba afastando a família dos possíveis benefícios de viver na segunda maior cidade do estado.
Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário